Armando Monteiro destaca Vale do São Francisco durante lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora

0

armando

Aumentar a base exportadora das empresas do Vale do São Francisco. Este foi o principal assunto em Petrolina – PE, na tarde desta quinta-feira (3), durante o lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora, que trouxe ao município o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro.

Na solenidade, que reuniu um grande público no auditório do Senai, principalmente empresários dos setores de fruticultura, vitivinicultura e couro, o ministro Armando Monteiro assinou um convênio para a capacitação de 146 micro, pequenas e médias empresas dos municípios de Petrolina, Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Terra Nova.

“Precisamos ampliar a mentalidade exportadora e a competitividade dos nossos produtos. Pernambuco ocupa a 15ª posição nas exportações nacionais com apenas 260 empresas atuando no comércio exterior. No Vale do São Francisco temos apenas 30 empresas exportando e um potencial enorme, principalmente na fruticultura e produção de vinhos. A partir do engajamento dos empresários e das entidades, teremos ao final deste projeto, um Vale bem mais preparado para vender seus produtos nos mercados internacionais”, completou o ministro.

Falaram ainda durante o evento, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), David Barioni, o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger e o prefeito de Petrolina, Julio Lóssio. O diretor adjunto da Unidade Regional da FIEPE, Rafael Coelho ressaltou a importância da iniciativa como “uma ferramenta imprescindível de internacionalização dos setores produtivos regionais com ênfase para o potencial de exportação das indústrias sediadas no Sertão do São Francisco”.

Durante o lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora, o público também ouviu representantes da Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf) e da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), esta última vai executar na região os trabalhos de capacitação das empresas, com a participação de especialistas do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) sob a coordenação da Apex-Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Julio Lossio Filho descarta possibilidade de ser articulador da oposição na Câmara e afirma que esse papel é dos vereadores eleitos

Questionado se seria o articulador da oposição na Câmara Plínio Amorim, em Petrolina (PE),…