Aqui cada leitor vira um repórter: “Jornalista reclama da poluição visual em muros de Juazeiro”

0
0

Juazeiro

O juazeirense, Jornalista em Multimeios, Danilo Duarte, critica a falta de respeito com o espaço público no município de Juazeiro (BA), onde cartazes de festas são colados em cima de intervenções artísticas realizadas em muros públicos da cidade, as quais provocam reflexão e ainda enfeitam esses espaços. Nesta segunda-feira (02), o jornalista utilizou sua rede social para relatar o caso e ganhou apoio dos internautas que também se mostraram indignados com a situação.

Acompanhe o depoimento na íntegra:

“Com essa foto, eu gostaria de expor a falta de respeito com o espaço público, a agressão a uma manifestação artística, e ainda, possibilitar o debate em torno do mero interesse mercadológico em detrimento da arte pela arte. Quero pautar também a falta de educação, assim como a precariedade (leia-se vista grossa) da fiscalização por parte do poder público, em relação a esse tipo de “publicidade”. Além disso, gostaria de destacar como a poluição visual tomou o lugar daquilo que nos leva a pensar e refletir sobre nós e o mundo a nossa volta. Sendo bem pessimista, penso até que a intenção tenha sido essa mesma, de não permitir o povo pensar. E no lugar disso, fazer o povo comprar.

Recentemente, foi ao ar uma matéria da TV São Francisco (Rede Bahia) que abordou as belezas nos muros de Juazeiro. Infelizmente, alguns produtores de festa não enxergam da mesma forma e desrespeitam isso. Não sei se a responsabilidade por colar esses big hands, sobrepostos uns aos outros e em qualquer pedaço de parede muito visualizado, seja do dono da festa ou do pessoal que é pago pra colar. O fato é que eles nem se respeitam (colando um em cima do outro), o que dirá respeitar um artista e sua obra, numa parede qualquer no centro da cidade. Uma pintura que só faz pensar, mas que não traz nenhum retorno financeiro…”

Com a palavra a Secretaria de Ordem Pública de Juazeiro.

Estamos de Olho!