Aposentados e pensionistas começam a receber 1ª parcela do 13º salário

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta segunda (27) a primeira parcela do 13º salário, que corresponde a 50% do valor. Ao todo, cerca de 30 milhões de beneficiados terão direito ao abono salarial e a estimativa do Governo Federal é que a antecipação, chamada gratificação natalina injetará R$ 20,6 bilhões na economia do País até setembro. Com esse dinheiro extra na conta, qual seria a melhor forma de utilizar esse valor a mais no orçamento? Segundo especialistas em educação financeira,antes de qualquer ação, o primeiro passo é tanto o aposentado quanto pensionista conhecer a sua realidade financeira.

Isto porque, de acordo com os educadores, dinheiro extra não deve ser utilizado para quitar dívidas e nem fazer novas compras, mas sim para ser poupado para a realização dos sonhos, afinal, o correto é não depender de valores extras para pagar as contas, mas sim utilizar o orçamento que já possui. “Pode até parecer um contrassenso, mas em muitas vezes, quando se tem uma renda extra se passa a ter problemas financeiros”, comenta o educador financeiro da DSOP, Arthur Lemos.

Ele explica o fato à falta de educação financeira de grande parte da população. “Mais renda, mais crédito e capacidade de consumo maior, que sem cautela, pode levar o aposentado e pensionista ao endividamento e eventual inadimplência”, explica.

Para o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, assim que receber essa primeira parcela, que é a maior, pois não incide o Imposto de Renda (IR) sobre o valor, os segurados devem fazer um diagnóstico financeiro. “Eles devem anotar todos os gastos ao longo de um mês, separando-os em categorias (alimentação, combustível, vestuário, etc.). Dessa forma, verá exatamente com o que está gastando e onde está havendo excessos, para diminuí-los ou até cortá-los, se for o caso”, revela o educador, que completa dizendo que se a pessoa sabe identificar se é endividada, equilibrada ou investidora, será mais fácil descobrir o que fazer com o 13º.

Aos que estão endividados, os especialistas indicam que seja dada prioridade às dívidas que possuem os maiores juros, como cheque especial e cartão de crédito, por exemplo. “Pode ser vantajoso sim utilizar esse recurso adicional para essa finalidade, afinal, as taxas de juros são superiores as taxa de retornos de investimentos”, enfatiza Lemos.  (Folha PE).

Fechado para comentários

Veja também

Veja a previsão do tempo para esse sábado no Sertão do São Francisco

O sábado (18) será de sol em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). As temperaturas variam entre …