Após vários depoimentos, Centro de Zoonoses alerta para acidentes com aranhas em Petrolina

2

A Prefeitura de Petrolina informa que os acidentes com animais peçonhentos são comuns na cidade, principalmente em épocas com temperaturas mais elevadas. Em relação às aranhas, a maioria das ocorrências não apresenta repercussão clínica. Os gêneros de importância em saúde pública no Brasil são a aranha-marrom (Loxosceles), aranha-armadeira ou macaca (Phoneutria) e viúva-negra (Latrodectus).

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) destaca que as aranhas não são agressivas, picam apenas quando comprimidas contra o corpo, como forma de defesa. Os principais grupos pertencem, principalmente, às aranhas que vivem nas casas ou suas proximidades, como caranguejeiras e aranhas de grama ou jardim.

Para evitar o aparecimento de aranhas é fundamental manter jardins e quintais limpos, evitando acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção nas proximidades das casas. Acidentes com aranha causam sintomas que podem ser leves a severos. Em raros casos, pode levar à morte. Petrolina registrou 28 casos de picada de aranhas no ano passado e 12 este ano, sem nenhum óbito.

Atendimento

A orientação para quem for picado por aranha em Petrolina é ir ao Hospital Universitário (se for adulto) ou Hospital Dom Malan (se for criança). As pessoas expostas a picadas de aranhas e de outros animais peçonhentos devem tentar capturar o animal que causou o acidente e levá-lo ao CCZ, que fica na Avenida Jatobá, nº 01, bairro Pedra do Bode. O telefone para contato é 3867-4774. Isso permite a identificação do animal e ajuda a Secretaria de Saúde a fazer a notificação dos casos.

2 Comentários

  1. Lucas Garcia

    22 de maio de 2020 em 13:36

    Poderiam pelos menos ter colocado a foto de uma aranha armadeira na capa, a aranha que aparece na capa é uma aranha de prata (Argiope argentata) totalmente inofensiva para humanos.

    Responder

  2. Matheus

    22 de maio de 2020 em 13:39

    A informação é importante, mas a aranha da foto não é peçonhenta…o nome é aranha de prata, Tenho uma família delas no meu jardim e são inofensivas, acho q era melhor ter colocado ft das que são citadas no caso, pra não causar confusão nas pessoas e não ameaçar tbm as aranhas dessa espécie

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Dormentes (PE): Prefeitura inicia nova fase de enfrentamento a covid-19

A Prefeitura de Dormentes iniciou nesta quarta-feira (15) uma nova fase no enfrentamento a…