Após polêmica, escultor Lêdo Ivo esclarece sobre monumentos colocados em Juazeiro (BA)

Um ovo gigante e uma jumenta colocados em alguns pontos de Juazeiro (BA) tornaram-se assunto polêmico, sendo motivo para vários memes da população.

Um morador chegou a postar nas redes sociais, que o monumento do ovo localizado na Avenida Luíz Inácio Lula da Silva seria para homenagear o comércio informal que vende “30 ovos por 10 reais”.

O autor das obras, Lêdo Ivo enviou com detalhes o significado de cada escultura:

A arte provoca, faz pensar, questionar, diante de tudo isso, fico muito feliz com a participação popular nesse debate interessante sobre essas peças que surgiram na manha de domingo (31), em nossa cidade, foi com esse desejo que fiz essa nova “intervenção urbana” em Juazeiro-BA para celebrar a democracia, com elementos de nossa cultura, origem, convivência, como: o cavalo um símbolo de força e lealdade, o gibão como indumentária essencial na caatinga, o vaqueiro sendo ele corajoso e eficaz nas suas buscas, a jumenta pela utilidade no nordeste até os dias atuais e por que não o ovo? Sendo ele, o pai da origem de muitas vidas, a base que faz gerar um ser, que alimenta e ainda é, mais um meio de sobrevivência, toda forma de vida começa pelo ovo.

Os monumentos, as esculturas, ajudam a valorizar e a recriar os espaços urbanos, podem também exercer a função de oferecer aos cidadãos, o prazer de contemplar as belezas existentes e construir suas identidades com símbolos de uma época, reforçando a história do povo e do lugar.

Aproveitando esse tema de nossa realidade caatingueira, sertaneja, nordestina, é que foi criado o “Projeto Amor em Canto” que visa, realizar uma exposição de esculturas em locais públicos de grande visibilidade.

Lêdo Ivo – Escultor

Fechado para comentários

Veja também

Católicos e ortodoxos podem reunificar a data da Páscoa e torná-la “fixa” em 2025; entenda

Entra ano, sai ano e fica a pergunta: quando caem os feriados móveis de carnaval, Páscoa e…