Após denúncia do Blog, Hospital Dom Malan/IMIP reconhece situação caótica; confira a nota

A assessoria de comunicação do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina enviou nota reconhecendo a situação caótica da unidade e que na última madrugada de sexta para o sábado (29), a situação era de extrema superlotação, quando a Maternidade de Juazeiro estava fechada. Confira a nota na íntegra:

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina informa que tem vivenciado uma situação extrema de superlotação na unidade materno-infantil. Sendo assim, a espera dos pacientes pelo atendimento tem sido maior do que o normal. Especialmente na madrugada desta sexta para o sábado (29), quando a Maternidade de Juazeiro esteve fechada para demanda espontânea.

A situação caótica deste final de semana, inclusive, já foi informada às autoridades competentes para as devidas providências.

Em tempo, o hospital ratifica que segue a classificação de risco por cores, que leva em consideração o nível de gravidade de cada caso, tendo como prioridade os vermelhos e amarelos (emergência e urgência); e se baseia no protocolo do Ministério da Saúde para atendimento e internamento das gestantes; não ficando, desse modo, nenhuma mulher, sem o acolhimento e orientações necessárias.

O Dom Malan é a única referência materno-infantil de alto risco para mais de 50 municípios e 2 milhões de pessoas, e não nega atendimento às usuárias que correspondem ao seu perfil. Ao contrário, muitas vezes acaba absorvendo uma demanda de baixo risco, devido à falta de contra referência nos municípios de origem.

Mesmo atuando bem acima da sua capacidade resolutiva, e tendo que enfrentar todas as dificuldades típicas dos serviços públicos de saúde no Brasil, busca ofertar um serviço de qualidade, resolutivo e humanizado à população.

Fechado para comentários

Veja também

Por unanimidade: Petros receberá Título de Cidadão Petrolinense e Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan

A Câmara Municipal de Petrolina (PE), aprovou por unanimidade os Projetos de autoria do pr…