Após casos de variante do coronavírus, governador do Pará decreta lockdown

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), decretou neste sábado (30) lockdown na região do Baixo Amazonas e da Calha Norte, após a detecção de dois casos da nova variante do coronavírus. Essa cepa que circula no Amazonas foi encontrada em duas pessoas do município de Santarém.

Helder disse que a medida foi tomada por causa da preocupação de que o sistema de saúde pública local entre em colapso. “Severas preocupações na capacidade do nosso sistema de atender a todos. Necessário para salvar vidas e evitar proliferação do vírus”, justifica o governador.

Na sexta (29), foram descobertos dois casos da nova cepa da covid-19 no Estado, em confirmação feita pelo Instituto Evandro Chagas. A variante que circula no Amazonas foi identificada em um homem de 58 anos e uma mulher de 26 anos, ambos de Santarém. O avanço desta nova cepa é apontado por muitos especialistas como uma das razões para a explosão de casos e o consequente colapso no sistema de saúde no Amazonas.

Segundo estudos feitos por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e Fiocruz Amazonas, a cepa teria surgido em Manaus em dezembro e vem se espalhando com rapidez. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante encontrada no Brasil já está em oito países.

(Bahia Notícias)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pernambuco fecha quinta-feira (25) com mais 1.202 casos da covid-19 e outras 15 mortes

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, na quinta-feira (25/02), 1.202 casos da…