Após atropelamento com 5 mortos e mais de 20 feridos em procissão, comunidade vivencia luto com “Tragédia da Páscoa” em Jaboatão dos Guararapes (PE)

Uma comunidade de luto. Assim amanheceu o Conjunto Residencial Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, nesta segunda (1º).

No fim da tarde de Domingo de Páscoa (31), um micro-ônibus do sistema complementar perdeu o controle, invadiu uma procissão e atingiu dezenas de devotos.

Três mulheres e dois homens morreram e mais de 20 pessoas estão internadas em hospitais da região, algumas em estado grave.

Nesta segunda (1º), pichações foram feitas em muros: “Nosso corações se unem, nossas almas se abraçam nesta hora de saudade eterna”.

Inscrições tomaram conta do asfalto na área da tragédia de Páscoa: MF (Marcos Freira) de luto”, dizia uma delas.

Na área, moradores reclamam da precariedade do transporte público. Eles dizem que isso foi uma “tragédia anunciada”, por causa do estado de conservação dos coletivos.

O motorista do micro-ônibus e o permissionário, que tem o direito dado pela prefeitura para fazer o transporte na área, não foram encontrados.

O coletivo sofreu avarias. Moradores revoltados quebram partes do veículo.

O que diz a prefeitura

Nas redes sociais, a prefeitura afirmou que decretou luto de três dias, em pronunciamento a respeito do atropelamento de fiéis por um micro-ônibus que fazia a linha Marcos Freire/Barra de Jangada.

O acidente se deu por volta das 17h, durante a caminhada Cristo Vive, realizada pela Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

“Ao todo, foram confirmadas 32 pessoas atingidas, das quais cinco vieram a óbito”, afirmou a prefeitura.

Faleceram três mulheres, de 66, 53 e 51 anos e dois homens, de 68 e 52 anos. Das pessoas atendidas pelo Samu e Corpo de Bombeiros, ainda há 26 internadas, sendo nove no Hospital da Restauração, sete no Hospital Dom Hélder, uma no Hospital Otávio de Freitas, uma em hospital particular e seis na UPA da Imbiribeira e duas na UPA do Ibura.

“As informações levantadas até o momento, no local, são de que o motorista do ônibus perdeu o controle do veículo quando descia uma ladeira na Avenida Barreto de Menezes, ainda teria desviado dos veículos, mas atingiu os fiéis. Ambulâncias do Samu do Jaboatão e de municípios vizinhos, além do Corpo de Bombeiros, foram acionadas de imediato para o socorro às vítimas. Equipes de trânsito, Guardas Municipais, da Assistência Social, Secretaria de Saúde e de Defesa Civil também foram dar apoio, além da Polícia Militar”, disse a nota.

Ainda segundo a prefeitura, a Secretaria Executiva de Ordem Pública e de Mobilidade levantou que o veículo envolvido está em situação regular, tendo laudo de inspeção técnica veicular do Inmetro realizada há cinco meses, com validade anual.

“A documentação do micro-ônibus e do permissionário também estão regulares. O veículo foi guinchado para a Delegacia de Prazeres, para perícia do Instituto de Criminalística. O permissionário do veículo entrou em contato com a Secretária afirmando que iria se apresentar à polícia, nas próximas horas”, afirmou.

O prefeito Mano Medeiros disse que determinou que as equipes da prefeitura colaborassem com a polícia, para que as investigações transcorreram com a maior celeridade e devido rigor. Nesta segunda-feira, equipe multidisciplinar estará na Escola Adelaide Pessoa Câmara, prestando todo o serviço necessário para apoiar aos familiares das vítimas.

Também por nota, a Polícia Civil reproduziu um comunicado feito pelo Governo estadual.

“O Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social (SDS), lamenta o trágico sinistro de trânsito, envolvendo um micro-ônibus e fiéis, no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes, e informa que, desde que tomou conhecimento, deslocou equipes do Corpo de Bombeiros Militar e das Polícias Militar, Civil e Científica, para o local”.

O Corpo de Bombeiros enviou oito viaturas ao local, sendo quatro ambulâncias, uma viatura de salvamento e três viaturas de comando operacional. As ambulâncias dos bombeiros, conduziram três vítimas do sexo feminino a unidades hospitalares distintas.

“A ocorrência está sob a responsabilidade da Delegacia de Plantão de Prazeres. A identificação e localização do motorista é prioridade para a Polícia Civil de Pernambuco. O micro-ônibus integra o transporte complementar da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que concede a permissão, acrescentou.

Fechado para comentários

Veja também

Governo de Pernambuco contrata empresa organizadora do concurso da Polícia Científica com 213 vagas

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta terça-feira (23), a contratação da empresa AOCP &#…