Após 10 anos, Petrolina alcança melhor nível em avaliação de ensino em Pernambuco

0

Depois de conquistar o maior resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017, entre as cidades pernambucanas com mais de 100 mil habitantes, Petrolina volta a ser destaque no estado na área da Educação.

Comprovando a melhoria da qualidade do ensino municipal, Petrolina conquistou, em 2018, o maior resultado do 5º ano em Língua Portuguesa, dos últimos 10 anos, alcançando o nível ‘Desejável’ pela primeira vez na avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE).

O nível ‘Desejável’ é o mais alto entre os quatros critérios estabelecidos pelo sistema. O município ficou em primeiro lugar entre os seis maiores municípios, em população, com resultados positivos no ranking, à frente de cidades como Caruaru, Recife e Jaboatão dos Guararapes. Durante uma década, Petrolina permaneceu no nível ‘Básico’. Em matemática, os estudantes dos 5º anos também alcançaram bons resultados.

Nos 2º anos de Língua Portuguesa, a rede municipal também melhorou em relação a 2016, passando de 68º para 56º em 2018, em proficiência, no ranking estadual. Na área de matemática, os dados são crescentes em relação ao ano de 2016. Na disciplina, o município também ficou em primeiro lugar entre os seis maiores municípios, em população.

Nos 9º anos, nas duas disciplinas, os resultados permanecem positivos dentro do nível básico.  Em matemática, Petrolina garantiu o primeiro lugar dentre os seis maiores municípios, em população, com resultados positivos no ranking.

SAEPE- É o Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco que afere a proficiência dos estudantes de 2º, 5º, 9º, em língua Portuguesa e Matemática, da rede pública estadual e municipal. Juntamente com o fluxo escolar compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco – IDEPE, que é calculado para a rede estadual e as redes municipais do estado de Pernambuco. Permite medir anualmente a qualidade da educação de Pernambuco. As metas da rede estadual de ensino são aferidas a partir do resultado do IDEPE por escola. (Ascom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina: Acidente envolvendo duas caminhonetes deixa construtor Petrolinense morto

Um grave acidente de trânsito registrado na tarde de sábado (07), deixou  um construtor ci…