Anvisa recebe pedido do Ministério da Saúde para autorizar autotestes da Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou, nesta sexta-feira (14), o recebimento da nota técnica enviada pelo sistema de peticionamento, via SEI, pelo Ministério da Saúde, sobre os autotestes. “O documento está com a Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS) para prosseguir com a análise”, afirmou o órgão.

O órgão regulador informou que ainda não havia recebido oficialmente a nota técnica sobre os autotestes. A pasta divulgou na imprensa que solicitou à agência a liberação da comercialização e uso do autoteste para diagnosticar Covid-19 no território brasileiro ainda na quinta-feira (13), já que o país está passando por um desabastecimento do insumo.

O Ministério da Saúde estava sendo pressionado por autoridades dos outros poderes. A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Consórcio Conectar, enviaram, na quinta-feira (13), um ofício à pasta e à Anvisa solicitando a comercialização em farmácias e drogarias de autotestes da Covid-19.

Segundo a Frente, o pedido resulta do aumento no número de casos da doença nas primeiras semanas de janeiro deste ano e da redução de 10 para cinco dias o período de isolamento de pessoas com suspeita do vírus.

O autoteste é utilizado em diversos países do mundo, como nos países membros da União Europeia e nos Estados Unidos, mas ainda encontra-se proibido no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Leitor exige que Compesa faça manutenção asfáltica na Avenida Nordeste, entre José e Maria e Loteamento Dona Alexandrina

Um leitor encaminhou uma denúncia para o Blog Edenevaldo Alves nesta terça-feira (18), par…