Anvisa e Butantan trocam críticas sobre suspensão de estudo da Coronavac

O diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antônio Barra Torres, e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, trocaram críticas nesta sexta-feira (13) por causa da decisão da agência de suspender os estudos sobre a vacina Coronavac na segunda (3) após a morte de um voluntário.

Ambos atenderam a convite aprovado na quarta-feira (11) pela comissão mista do Congresso que monitora as ações de enfrentamento à Covid-19.

A vacina contra a Covid-19 é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com Instituto Butantan. O motivo da suspensão foi a morte de um dos 13 mil voluntários dos testes do imunizante no Brasil. A principal suspeita dos investigadores ouvidos é a de que a pessoa, um químico de 32 anos, tenha cometido suicídio ou tido uma overdose. O boletim de ocorrência, obtido pela Folha de S.Paulo, registra o caso como “suicídio consumado”.

A decisão da Anvisa gerou acusações de que a agência estaria sofrendo uso político – o presidente Jair Bolsonaro chegou a comemorar a suspensão temporária dos estudos.

Nesta sexta, Barra rebateu as críticas e negou qualquer interferência do tipo. “A Anvisa não deseja, não quer e passa longe de qualquer tipo de politização a respeito desta questão e de qualquer outra. É a mesma Anvisa que atuou na liberação dos testes rápidos, é a mesma Anvisa que atuou na liberação dos respiradores, é a mesma Anvisa que atuou nos insumos para que as pessoas fossem entubadas em UTIs. É a mesma.”

O presidente da Anvisa também defendeu o corpo técnico da agência. “Se há alguma razão, se há alguma necessidade de que essas dúvidas pairem sobre a minha pessoa ou de qualquer outro diretor, que assim seja, mas não sobre o corpo técnico da agência, porque o corpo técnico continua”, disse. “Os diretores passam; o corpo técnico continua. E essa decisão foi uma decisão técnica, reitero.”

Fechado para comentários

Veja também

Sertão do São Francisco: Faz calor nessa quarta-feira

A previsão para essa quarta-feira (24) é de calor em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Os te…