Anvisa autoriza testes de remédio usado no tratamento de câncer para tratar Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizou, nesta terça-feira (03), o estudo clínico do uso do medicamento leronlimabe no tratamento de pacientes com pneumonia causada pela Covid-19. A pesquisa será conduzida pela Sociedade Beneficente Israelita Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O leronlimabe é um anticorpo monoclonal. Esse tipo de medicamento tem origem biológica e é conhecido pela precisão e no combate de cânceres. A Anvisa destacou que o medicamento atua como um inibidor competitivo, bloqueando a infecção das células.

O estudo autorizado nesta semana é de fase 3. Os cientistas vão avaliar a eficácia e a segurança do leronlimabe em combinação com o tratamento padrão para pacientes hospitalizados com pneumonia por Covid-19 que não necessitam de ventilação mecânica ou oxigenação por membrana extracorpórea.

Vale lembrar que, no mês passado a Anvisa recebeu solicitação de autorização para uso emergencial de um outro anticorpo monoclonal, o Sotrovimabe. A autorização está em análise. O prazo é de 30 dias.

Fechado para comentários

Veja também

Católicos e ortodoxos podem reunificar a data da Páscoa e torná-la “fixa” em 2025; entenda

Entra ano, sai ano e fica a pergunta: quando caem os feriados móveis de carnaval, Páscoa e…