Anunciada instalação de sismógrafo que vai monitorar tremores de terra em Petrolina (PE)

Petrolina, no Sertão pernambucano, será uma das cidades do estado a ser contemplada com a instalação de um sismógrafo, aparelho utilizado para monitorar tremores de solo. Essa foi uma novidade anunciada na manhã desta terça-feira (9) pelo vice-prefeito Simão Durando, logo após reunião com representantes da Defesa Civil local e estadual e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Estiveram presentes na reunião com o vice-prefeito o secretário Executivo de Segurança Pública e coordenador da Defesa Civil, Cícero Dirceu, o secretário executivo da Defesa Civil, José Welton de Aquino, o secretário executivo de Planejamento e Tecnologia, Clériston Ramos, o geofísico do LABSIS da UFRN, Eduardo Alexandre, e o gestor do Grupo de Apoio a Desastres da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe), Edvaldo Thomazi.

O sismógrafo servirá para detectar possíveis tremores e movimento do solo na região, inclusive aqueles gerados por ondas sísmicas, o que é muito importante para uma atuação cada vez mais preventiva por parte da Defesa Civil, já que Petrolina tem bastante proximidade com a Usina Hidroelétrica de Sobradinho-BA.

“Nós, da gestão do prefeito Miguel Coelho, seguimos à disposição para encontrar a melhor maneira de realizar essa ação, que é uma parceria da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Planejamento e Tecnologia, junto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com mais esse equipamento poderemos seguir trabalhando cada vez mais para garantir segurança para nossa Petrolina”, ressaltou Simão Durando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Desequilíbrio ambiental já causou casos de coceira no Rio Grande do Sul

A equipe de especialistas e representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e da S…