Angelo Gióia deixa Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

Angelo Gióia não é mais o secretário de Defesa Social de Pernambuco. A pasta terá um novo titular a partir de segunda-feira (24). O Coronel da Polícia Militar José Lopes de Souza assume a pasta no lugar do delegado federal Angelo Gióia, que deixa o posto a pedido, atendido pelo governador Paulo Câmara. Em nota, o governador agradeceu a Gióia pelos trabalhos prestados.

“Quero publicamente agradecer o trabalho e as contribuições que Ângelo Gióia deu à área de segurança, como um profissional dedicado e de elevado espírito público. Um grande amigo. E agora também tenho certeza que o Coronel Lopes, por sua experiência e capacidade, vai se integrar com eficiência ao trabalho do Pacto Pela Vida, e tenho certeza que ele vai emprestar seu talento, sua coragem e sua liderança para que agente possa avançar com Pernambuco ainda mais nesta questão tão preocupante”, afirmou o governador de Pernambuco.

“Para mim, foi motivo de orgulho integrar sua equipe. No Estado, honrei meu mandato de secretário trabalhando pela segurança de Pernambuco que visem à vida das pessoas, ao desenvolvimento social e à consolidação humana do Estado”, finaliza Gióia.

O novo secretário terá a primeira reunião de trabalho na segunda-feira (24) pela manhã, quando será apresentado por Paulo Câmara aos integrantes do Programa Pacto Pela Vida.

Coronel José Lopes tem 64 anos e é natural de Limoeiro. Foi o primeiro soldado a tornar-se Comandante Geral da PMPE no ano de 2008 e é formado em Administração de Empresas e é bacharel em Direito pela UFPE. Entre os cargos ocupados pelo novo secretário durante sua carreira, destacam-se o de Diretor Geral de Operações da Polícia Militar de Pernambuco, Comandante do 1° Batalhão da PMPE e do Policiamento dá Capital.

“E não se ater somente na punição do criminoso. Chega de medidas paliativas e de caráter excessivamente imediatista na área da segurança. Sei que na atual conjuntura dos fatos é preciso de uma ação extrema, mas que o seu impacto seja sentido a longo prazo. A primeira iniciativa em aceitar este convite do nosso governador, foi de reabrir o diálogo com as associações para valorizarmos os nossos servidores da área de segurança pública.” Afirma em nota, o novo secretário de defesa social, o Coronel José Lopes.

Crise na segurança

Ângelo Gióia deixa o comando da Secretaria de Defesa Social em meio a um crescente aumento em vários tipos de crime em todo o estado. Até o fim de Março foram registrados mais de 1.500 homicídios no estado. O que dá uma média de aproximadamente 500 homicídios por mês. Somente em alguns finais de semanas, mais de 60 pessoas foram mortas, número maior do que todo o período carnavalesco da história de Pernambuco.

Crimes contra bancos e terminais eletrônicos, números elevadíssimos de assaltos a onibus também tornaram-se uma constante em Pernambuco. Em março, a Polícia Civil informou que o número de arrombamentos de caixas eletrônicos havia crescido 1.105%, em relação ao ano anterior.

Fechado para comentários

Veja também

Seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

O pagamento de indenização por invalidez ou morte a pedestres e motoristas voltará a ser f…