Amazonas registra queda no número de diagnósticos positivos para Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) registrou queda de 95% no número de casos positivos de Covid-19 em Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs) da capital. No momento mais crítico de aumento dos casos, por conta da variante Ômicron, entre os dias 11 a 20 de janeiro, a média diária de diagnósticos positivos chegou a ser de quase mil casos.

“Como a variante ômicron é muito mais contagiosa do que as demais, houve um aumento repentino no número de casos no Amazonas e, com o tempo, os diagnósticos positivos foram reduzindo. Nós reorganizamos a rede para que todos os pacientes fossem atendidos, ampliamos os locais de diagnóstico e vamos continuar observando o comportamento dessa e outras variantes”, afirmou o secretário de saúde, Anoar Samad.

O aumento dos atendimentos para pacientes positivos foi sentido a partir do 10 de janeiro, saltando de 158 no dia anterior, para 379. Em alguns dias de janeiro, UPAs e SPAs chegaram a registrar mais de mil casos positivos para a Covid-19, com o pico sendo 1.162 no dia 19, conforme monitoramento da SES-AM.

A média atual é de cerca de 40 diagnósticos positivos de pacientes com sintomas da doença nestas unidades, conforme números registrados entre os dias 29 de janeiro a 6 de fevereiro. Desde o dia 28 de janeiro, a média de atendimentos dos casos de Covid-19 vem sendo inferior a 100 por dia e, a partir do dia 29, vem apresentando uma média entre 14 a 50 casos.

Nos SPAs e UPAs, o atendimento é voltado a pacientes com sintomas mais graves, como dificuldade para respirar e febre alta. A testagem é destinada a pacientes com sintomas gripais, conforme orientação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). (FOTO: Rodrigo Santos / SES-AM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Juazeiro (BA): Confira o cronograma de atendimento odontológico da Unidade Móvel para esta semana

A Unidade Móvel Odontológica, da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (S…