Alerta: Petrolina está em ‘Estado de Atenção’ devido à baixa umidade relativa do ar

0

Petrolina está em ‘Estado de Atenção’ devido à baixa umidade relativa do ar e às altas temperaturas registradas nos últimos dias. As consequências negativas à saúde vão desde a ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, por exemplo, até o agravamento de doenças respiratórias preexistentes. Assim, para evitar ou minimizar a ocorrência de agravos à saúde em razão do tempo seco, a Secretaria de Saúde indica alguns cuidados importantes.

De acordo com o diretor médico, Diego Dourado, crianças, idosos e pessoas que já possuem histórico de problema respiratório são os grupos mais vulneráveis às doenças neste período e precisam redobrar os cuidados.

“Apesar de haver grupos mais vulneráveis, são orientações que servem pra todos nesta época do ano. Aumentar a ingestão de líquidos como água, sucos naturais e chás. Consumir mais frutas e legumes e evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 16 horas. Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, e sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol”, frisou.

Segundo a Defesa Civil do município, em Petrolina, principalmente no horário das 16h às 20h, a umidade vem sendo registrada abaixo de 30%, o que classifica o ‘Estado de Atenção’. A previsão é que a umidade continue baixa. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 60%. (Foto: Jonas Santos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Calorão continua e temperatura máxima chega aos 36º em Petrolina (PE)

Os termômetros marcam mínima de 19º e máxima de 36º nesta terça-feira (20), em Petrolina (…