Alerta: Pacientes que não foram vacinados contra a Covid-19 são os casos mais graves no Hospital de Campanha de Juazeiro (BA)

A Prefeitura de Juazeiro (BA), através da Secretaria de Saúde, analisou os internamentos ocorridos no mês de outubro no Hospital de Campanha (HC), que faz atendimento exclusivo de pessoas com Covid-19.

De acordo com a direção geral do HC, os pacientes graves, que precisaram de transferência para Unidade de Terapia Intensiva na rede hospitalar, não tinham recebido nenhuma dose da vacina contra o coronavírus. “Na última semana do mês de outubro, pelo menos 3 pacientes precisaram de transferência para UTI´s. Essa era uma realidade que a gente não via no Hospital de Campanha desde o mês de junho”, explicou o diretor geral do Hospital de Campanha, Régio Cunha.

No contexto da pandemia, a vacinação continua sendo de extrema importância, principalmente com o surgimento de variantes. “A vacinação de toda a população é a estratégia mais eficiente para vencermos o coronavírus. Para isso, a Sesau tem trabalhado incansavelmente para vacinar a população,” ressaltou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

Mudança de perfil

A mudança no perfil de pacientes contaminados refletiu na ocupação de leitos do HC, e no aumento de atendimento no setor de triagem do hospital. Novembro começou com uma taxa de ocupação de 55%, com 11 leitos ocupados. Nesta terça-feira (2), dos 11 leitos ocupados, 5 são casos leves. Outros 5 estão na ala de casos suspeitos, aguardando exames, e um paciente está recebendo suporte ventilatório.

A Secretaria de Saúde fez uma readequação do HC em setembro, reduzindo o número de leitos, depois da queda na taxa de ocupação. A Prefeitura de Juazeiro segue monitorando a evolução da pandemia e se mantém estruturada para o atendimento à população.

Leitos

O HC tem 20 leitos disponíveis. Desse total, 10 leitos são para pacientes intermediários, 5 para pacientes em investigação de diagnóstico e 5 para pacientes mais graves que precisam de suporte ventilatório. (ascom)

Fechado para comentários

Veja também

Santuário da Serra da Santa recebe mutirão de limpeza em Petrolina (PE) para visita de fiéis na Sexta-Feira da Paixão

O Santuário de Serra da Santa, localizado a cerca de 25 km de distância do centro urbano d…