Álbum da Copa 2022 aflora paixão entre fãs e movimenta mercado paralelo das figurinhas

Há limites para o colecionador adquirir uma peça rara? Para alguns, certamente, não. Que o diga os amantes de álbum de figurinhas. Neste ano, o livro ilustrado da Copa do Mundo do Catar tem aflorado o sentimento dos fãs. Com o lançamento de cromos especiais nesta edição, é possível encontrar o rosto dos principais nomes do futebol mundial sendo comercializados de forma avulsa por valores que podem chegar a R$ 9 mil.

Ao todo, são 20 jogadores, entre ídolos e novos talentos, que integram as figurinhas extras. Os sortudos podem encontrá-las nas cores bordô, bronze, prata e ouro. Como não preenchem a coleção tradicional, não devem ser coladas no álbum. Os cromos se tornam especiais por causa da dificuldade em achá-los. Quanto maior a variação da figurinha, mais rara a probabilidade dela vir dentro dos pacotinhos.

Responsável pela confecção do álbum e das figurinhas, a Panini informa que “as figurinhas extras são distribuídas de forma aleatória nos envelopes, não sendo possível dimensionar a probabilidade de retirá-las”. No entanto, a editora estima que um cromo bordô pode ser encontrado a cada 190 pacotinhos; um bronze a cada 317 envelopes; um prata a cada 950 pacotes; um ouro a cada 1.900. Levando em consideração que cada pacote custa R$ 4, seria necessário gastar R$ 760, R$ 1.268, R$ 3.800 e R$ 7.600, respectivamente, para encontrar uma figurinha rara. O que não é a regra.

Camisa 10 da Seleção Brasileira, Neymar estampa as figurinhas com as maiores variações de preço. Além dos R$ 9 mil já citados, em uma rápida busca na internet é possível achar cromos do astro por R$ 8 mil, R$ 7,5 mil, R$ 6,7 mil, R$ 5 mil e R$ 2 mil.

As figurinhas Legends do francês Mbappé podem ser encontradas entre R$ 2 mil e R$ 7,2 mil. Os cromos do português Cristiano Ronaldo e do argentinio Lionel Messi são vendidos por até R$ 8 mil. À reportagem, a Panini afirmou que “não comercializa figurinhas extras individualmente e as vendas paralelas não são de responsabilidade da marca.”

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