Agentes de endemias passam a atuar com aplicativo de monitoramento em Petrolina

Nesta segunda-feira (11), Agentes de Combate às Endemias (ACE), coordenadores, técnicos e seus supervisores de vigilância em saúde receberam 102 smartphones com acesso ao aplicativo ‘e-visit@PE’. A tecnologia permitirá o envio das informações das visitas em tempo real. O objetivo é agilizar e otimizar a consolidação dos dados e a tomada de decisões pelos gestores municipais e estadual.

Com o aplicativo, os agentes poderão informar as casas visitadas e quais recusaram ou estavam fechadas; os focos positivos para o Aedes, quantos foram tratados e se houve a necessidade de usar larvicida; se há pessoas com suspeita de alguma das arboviroses no domicílio, entre outros dados.

A secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, detalha a importância do aparelho para o auxílio no combate à dengue, zika e chikungunya. “Essa tecnologia tem um papel importante no combate às arboviroses, vão otimizar o nosso trabalho. Com esse smartphone, em vez de fazer anotações no papel, o profissional, registra no aplicativo todas as condições encontradas, podendo, se necessário, tirar fotos e enviá-las via online, para o Município ou Estado. Desta forma, podemos tomar decisões e providências de forma mais rápida e eficiente”, disse.

Além de Petrolina, os smartphones entregues pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da VIII Gerência Regional de Saúde (GERES) foram distribuídos para as cidades de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista.

Fechado para comentários

Veja também

Inédito: Papa lava exclusivamente pés de 12 mulheres em presídio

O papa Francisco, sensível ao universo carcerário, lavou os pés de 12 mulheres detidas em …