Agentes comunitários de saúde de Juazeiro realizam treinamento para detecção de hanseníase

Os agentes comunitários de saúde de Juazeiro estão passando por uma capacitação para atuarem no reconhecimento e identificação da hanseníase no município. A qualificação é uma parceria entre a Secretaria de Saúde (Sesau) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O treinamento foi dividido em aulas virtuais e encontros presenciais com aulas práticas. No treinamento, os agentes comunitários de saúde aprenderam a detectar os principais sinais da doença. “Os agentes comunitários de saúde são o elo entre a comunidade e a Unidade Básica de Saúde (UBS). Nas visitas domiciliares eles conseguem identificar com mais facilidade quaisquer sintomas da hanseníase, antes mesmo do paciente ir à UBS, explicou a enfermeira da Sesau, Luana Albuquerque.

Mais de 90 profissionais participaram do encontro virtual. As aulas presenciais com os conhecimentos práticos serão divididas em turmas. Na quarta-feira (3) cerca de 40 agentes dos distritos sanitários 2 e 6 participaram. Os treinamentos são realizados pelos professores da Univasf.

O treinamento segue durante todo o mês de novembro. Os próximos encontros serão com profissionais médicos, enfermeiros e dentistas do município. (ascom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pernambuco registra 450 novos casos e seis mortes por Covid-19 nas últimas 24h

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (8), s…