Adolescente de Ibimirim (PE) com suspeita de hepatite grave é extubada

A adolescente de 14 anos com quadro de suspeita de hepatite grave de origem desconhecida foi extubada, de acordo com boletim médico divulgado pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (Huoc/UPE), nesta terça-feira (24). Ela recebeu transplante de fígado na última sexta-feira (20).

Ela segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Unidade de Transplante de Fígado (UTF). Ainda não há previsão de alta.

O boletim indica que a adolescente está consciente e apresenta quadro clínico estável. “O fígado, assim como os demais órgãos, já funcionam adequadamente. Não tem infecção”, diz o comunicado do Huoc.

A adolescente segue usando sonda gástrica, mas a expectativa é que seja retirada ainda nesta terça-feira para iniciar a sua dieta alimentar.

Caso foi o sexto provável notificado no Estado

O caso da adolescente foi notificado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ao Ministério da Saúde.

Ela reside emIbimirim, no Sertão de Pernambuco, e foi internada no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, no Agreste, na última segunda-feira (16). A menina foi em seguida transferida para o Hospital Oswaldo Cruz, no Recife.

A menina apresentou sintomas de vômito, icterícia e colúria (urina escura), com o quadro agravando nos dias seguintes, evoluindo para uma encefalopatia hepática.

Transferida para o Recife, a adolescente passou a ser prioridade na lista de transplante de fígado.

O fígado captado para a jovem foi coletado no estado do Paraná, e transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB) até o Recife.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Rotatória da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio ganha projeto paisagístico em Petrolina (PE)

Um trecho da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio ganhou mais cor e beleza em Petrolina. Isso …