Ações preventivas sobre temas relacionados ao ‘Baleia Azul’ estão sendo planejadas em Juazeiro

Com o objetivo de planejar ações de prevenção, proteção e orientação a adolescentes, pais, professores e profissionais, em razão da suspeita de suicídio de uma jovem de 14 anos, estimulada pelo jogo virtual Baleia Azul, ocorrido na semana passada, em Juazeiro, representantes das secretarias de Educação e Juventude, Saúde e Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade do município, se reuniram nesta segunda-feira (24), no prédio da SEDUC.

?

Na primeira ação prevista pelo grupo, os profissionais das três secretarias irão participar, na próxima quarta-feira (26), da webpalestra, promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), sobre os “Aspectos técnicos e éticos na abordagem do paciente em risco de suicídio”, com a psicóloga do Núcleo de Estudo de Prevenção do Suicídio, Soraya Carvalho. A especialista vai desconstruir mitos e alertar para os sinais e sintomas da formação da ideia suicida. O evento acontecerá às 14h30 e os interessados podem assistir e interagir através do link www.telessaude.ba.gov.br/participe.

O índice de suicídio na adolescência está crescendo no Brasil, e segundo as psicólogas presentes na reunião, é fundamental abordar o assunto sem preconceitos, pois, as famílias precisam acompanhar com mais sensibilidade à vida dos filhos. “No Brasil as estatísticas estão preocupando todos os profissionais e uma das grandes dificuldades é a nossa insensibilidade de chegar junto aos nossos adolescentes. Como está o diálogo nas famílias? Como estão sendo abordados esses conflitos que já vem naturalmente na adolescência?” questionou a psicóloga, Candice Aquino.

Fechado para comentários

Veja também

Reflexão do dia

Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! É como óleo precioso derramado …