Ação conjunta resgata animais que estavam em condições de maus-tratos em Juazeiro (BA)

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) participou de uma ação para resgatar animais de grande porte em uma área de mata no bairro Itaberaba. A equipe da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) acionou o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) SEMAURB e a Polícia Militar para concretização da ação.

De acordo com o médico veterinário e fiscal estadual agropecuário da ADAB, José Arnaldo da Cruz Silva o resgate dos bovinos tinha como finalidade retirá-los do ambiente de cárcere onde estavam inseridos. “A ADAB também fiscaliza o bem estar animal e constatamos que se tratava de quatro animais bovinos que estavam amarrados em local totalmente inapropriado para a criação, sem alimentação ou água limpa própria para consumo e sem responsáveis presentes. Estamos investigando para que a pessoa odentificada e punida. Os animais já estão em local seguro e recebendo os devidos cuidados”, descreveu Arnaldo.

É de responsabilidade da SEMAURB a retirada de animais que estejam em logradouros públicos e que coloque em risco a vida dos transeuntes na cidade. Na ação realizada pela ADAB coube à secretaria o auxílio no transporte dos animais e o abrigo no curral municipal. “A situação em que os animais foram encontrados era de calamidade. Enquanto órgão ambiental e também de fiscalização, não podíamos deixar de acompanhar e ser parceiro da ADAB. O objetivo era um só, resgatar e levar os animais para o curral municipal onde poderão receber os cuidados necessários dos veterinários”, acrescentou o secretário Jadson Barros.

1 Comentário

  1. Lu

    10 de outubro de 2019 em 10:55

    Parabéns a todos envolvidos. Espero que encontre os culpados pelo esse ato covarde e desumanos. Queria muito tb tivesse jeito de acabar com exploracao desses carroceiros perversos que fazer mesmo com pobres dis jegues

Veja também

Lula pode cumprir agenda em Arcoverde (PE) na próxima semana

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), poderá cumprir agenda em Pernam…