Abril Verde: Petrolina (PE) tem redução de acidentes com perfurocortantes

Neste Abril Verde – mês do programa criado com o intuito de elaborar uma nova cultura de redução e eliminação de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais – a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) ressalta o trabalho de prevenção realizado pelo serviço.

Através de ações periódicas, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Núcleo de Educação Permanente (NEP), conseguiu reduzir o número de acidentes com perfurocortante de 2019 para 2020, em 13,3% o percentual no Pronto Atendimento, e em 75% na UPAE.

Em 2021 o número permanece baixo (apenas 5), mesmo com a mudança de perfil de atendimento ambulatorial do serviço, que há um ano passou a ser referência hospitalar para os pacientes com a Covid-19.

“Esse é um detalhe que deve ser levado em conta. Pois, mesmo com essa troca de ambulatório para Ala Covid, mantivemos os nossos índices baixos”, destaca a coordenadora geral, Grazziela Franklin.

O trabalho de prevenção é feito com palestras, treinamentos in loco, distribuição de material de campanha e muita conscientização feita olho no olho. “Aqui todo profissional é treinado desde a admissão até o seu desligamento. O nosso trabalho é ininterrupto e incansável. Até porque estamos falando de saúde e segurança”, reflete o técnico em Segurança do Trabalho, Guilherme Castro.

“Somos muito privilegiados aqui na UPAE, pois temos todos os EPEIs disponíveis, mapa de segurança, educação permanente e todos os demais itens de segurança necessários. O nosso grande sonho é chegar ao nível de acidente zero”, conclui Grazziela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mercado do Produtor de Juazeiro (BA) divulga cotação desta sexta-feira (14)

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entre…