A Noruega será o primeiro país do mundo a desligar a frequência de rádio FM

noruega

O governo norueguês anunciou, por meio de um comunicado, que irá interromper a transmissão FM a partir de 2017. A tecnologia Digital Audio Broadcasting (DAB) ocupará o lugar do modelo antigo e, segundo o governo, trará mais qualidade de som aos ouvintes.

“Os ouvintes terão acesso a conteúdo de rádio mais diversificada e pluralista e poderão desfrutar de melhor qualidade de som e novas funcionalidades”, afirmou a ministra da cultura, Thorhild Widvey.

De acordo com a ministra, existem hoje na Noruega cinco canais de FM, enquanto 22 canais de transmissão digital já estão no ar. Segundo ela, mais da metade da população já tem acesso às rádios por meio da tecnologia DAB e a conversão total para a nova tecnologia irá gerar uma economia de US$25 milhões aos cofres do país.

“O custo da transmissão através da rede FM é oito vezes maior que da transmissão por DAB”, concluiu a ministra.

Outros países da Europa também estudam acabar com a transmissão FM, mas, até o momento, nenhuma nação estabeleceu prazo para migrar para outro tipo de tecnologia. (O Globo).

Fechado para comentários

Veja também

De Petrolina (PE) para o mundo: Vera de Maria Maga participa do The Voice da Rede Globo e emociona jurados com sua história de vida

Mostrando o seu talento de Petrolina para o mundo, Vera de Maria Maga como é conhecida, se…