Araripina (PE) pode ganhar faculdade de medicina

O município de Araripina pode receber o terceiro curso de medicina do Sertão de Pernambuco. É que o Ministério da Educação (MEC) autorizou a inclusão da cidade no edital que busca levar o ensino de saúde para mais localidades brasileiras. Ao contrário do que acontece em Petrolina e Serra Talhada, que têm campi da Universidade de Pernambuco (UPE), no entanto, a faculdade de Araripina deve ser tocada pela iniciativa privada.

A inclusão da cidade no edital do MEC foi anunciada neste domingo (18) pelo ministro Mendonça Filho, que veio ao sertão pernambucano para assinar um termo de compromisso com o prefeito Raimundo Pimentel. “O prefeito adequou o município para concorrer, e fez o dever de casa, mostrando que o Araripe e região podem ter uma faculdade de medicina”, explicou Filho.

No termo, o dirigente municipal e o gestor local do Sistema Único de Saúde (SUS) também se comprometem a disponibilizar os equipamentos públicos e os programas de saúde necessários para o funcionamento do curso. “Alguns fatores serão muito positivos, como a melhora da assistência na área de saúde, pois médicos e estudantes ajudarão no atendimento nos postos de saúde”, pontuou o ministro.

Segundo o MEC, outros 27 municípios brasileiros participam deste edital e devem firmar um termo de compromisso com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) para efetivar sua inclusão em edital de chamamento público de seleção de mantenedoras para autorização de funcionamento do curso.

Fechado para comentários

Veja também

Seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

O pagamento de indenização por invalidez ou morte a pedestres e motoristas voltará a ser f…