Eleições 2016: Processo eleitoral em Pernambuco conta com 13.056 policiais

policia

A Secretaria de Defesa Social – SDS divulgou nesta quinta (29) os detalhes do esquema de segurança para as eleições de 2016, em entrevista coletiva que também contou com a presença da Polícia Federal – PF, Tribunal Regional Eleitoral – TRE e Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-PE). Ao todo, 13.056 policiais militares e civis vão compor o efetivo a ser empregado no próximo domingo, 02 de outubro. As informações foram repassadas no prédio sede da SDS, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife.

O trabalho começou na manhã de hoje (29) com o envio das primeiras tropas para o sertão do Estado. No dia da eleição o planejamento operacional será coordenado do Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR, na Rua Rio Capibaribe, 147, onde funciona a Agência Estadual de Tecnologia da Informação – ATI, no bairro de São José, no Recife. No local se concentrarão representantes da SDS e suas operativas, do TRE, da PF, Polícia Rodoviária Federal, Samu, Metrorec e CTTU que acompanharão toda a movimentação das eleições no Estado para, em conjunto, encontrarem soluções para qualquer problema que possa vir a acontecer.

O planejamento do esquema de segurança para eleições 2016 começou no segundo semestre de 2015 e trouxe novidades. “Havia distribuições de urnas de centros regionais para locais de votação com uma antecedência que não era necessária. Então retardamos as distribuições e otimizamos os meios. Menos policiais empregados nessa atividade são mais policiais nas ruas para tomar conta da segurança num todo”, ressaltou o secretário da SDS, Alessandro Carvalho. E frisou: “Não houve nenhum prejuízo na segurança do pleito. Estudamos as duas últimas eleições e há locais com potencial de problemas já registrados e outros menos. Dimensionamos os meios de acordo com os problemas, em comum acordo com o Tribunal Regional Eleitoral”, contou.

Entre as funções desempenhadas pelos profissionais que vão atuar no domingo, estão o apoio a juízes eleitorais, guarda e segurança das urnas eletrônicas, antes e depois das eleições, policiamento nos 3.302 locais de votação, reforço nos grandes corredores viários e pontos de grandes concentração, além de escoltas das urnas das seções eleitorais aos locais de apurações.

Reforçarão a segurança nas eleições 12.111 policiais militares, onde 6.185 atuarão no Grande Recife e 5.926, no interior. Pela manhã, 560 homens embarcaram da quadra de hóquei do Sport, na Ilha do Retiro, para garantir a segurança das votações nas cidades do Sertão. Nesta sexta-feira (30), mais 700 PMs seguirão com destino ao Agreste e Zona da Mata Sul e Norte de Pernambuco.

O comandante geral da Corporação, coronel Carlos D’Albuquerque, acompanhou o embarque dos militares. “O papel da Policia Militar é de garantir a segurança do pleito eleitoral, onde serão distribuídos policiais nos locais de votação e na guarda de urna, com o propósito de garantir a segurança do eleitor e o processo democrático estabelecido através do voto”, disse.

A Polícia Civil atuará com 945 policiais, sendo 171 delegados, 136 escrivães e 638 agentes, distribuídos em 124 Delegacias de Plantão na Capital, Região Metropolitana e no Interior.

Em casos de roubo, perda ou extravio de documentos, o cidadão também poderá registrar ocorrência na Delegacia pela Internet nos endereços www.sds.pe.gov.br ou www.policiacivil.pe.gov.br.

A SDS estará trabalhando também com helicóptero nas configurações policial e aeromédico, em apoio às ações policiais, através do patrulhamento na Capital, podendo ser deslocado para o interior, em casos de necessidade. O plantão da Corregedoria vai funcionar 24 horas durante todo o período das eleições, na sede do órgão, no bairro da Boa Vista.

Fechado para comentários

Veja também

Arroz importado será vendido a R$ 4 por quilo, diz Conab

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, confirmou que …