Secretária de Saúde de Petrolina se reúne coordenadora do Programa Estadual de Hanseníase

secretaria de saúde

A secretária de Saúde de Petrolina, Mara Gonçalves, recebeu em seu gabinete a coordenadora Estadual do Programa de Controle da Hanseníase, Raissa Alencar. O encontro aconteceu nesta terça-feira (17) e contou com a participação dos técnicos em epidemiologia, Francisco Freitas e Livramento Freitas, onde os gestores discutiram a implantação de um novo programa em Petrolina.

“Essa reunião teve como objetivo apresentar a coordenadora para a nova secretária de Saúde e conversar sobre o projeto PEP-hans, iniciativa que vem sendo desenvolvida em apenas 6 países, com o intuito de acompanhar e tratar pacientes que tiveram contato com portadores da Hanseníase, a fim de reduzir a incidência da doença”, explicou Francisco Freitas.

Aplicado em três estados brasileiros (MT, TO e PE), o projeto está em estágio piloto. Petrolina foi uma das cidades escolhidas para receber o projeto por ter um programa de combate à hanseníase estruturado e em virtude dos casos da doença no município.

“Nós temos notícias de países que receberam o projeto, como Bangladesh, por exemplo, e conseguiram reduzir a incidência da hanseníase em 60%, já nos dois primeiros anos. Essa é a nossa expectativa, que o projeto seja, de fato, implantado, e que o nosso município consiga diminuir o aparecimento da doença”, pontuou a secretária Mara Gonçalves.

Fechado para comentários

Veja também

Pela Série D, Petrolina visita o Sergipe, neste sábado (18)

Em confronto de times desesperados, pelo Grupo A4 da Série D, o Petrolina visita o Sergipe…