Doação de sangue na UPAE Petrolina (PE): Situação do estoque é crítica devido a pandemia e surto de gripe

Foi anunciada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) a situação crítica dos estoques de sangue devido à queda de doações provocada pelo atual momento da pandemia e o surto de gripe.

Por isso, o Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) está realizando, esta semana, uma campanha visando colaborar para melhorar esse estoque. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar pacientes, acompanhantes, profissionais e colaboradores.

“Realizamos essa fala algumas vezes por ano, e entendemos esse momento como de grande importância para o reforço. As doações caíram pela metade, não há estoque de sangue disponível para pacientes que vão fazer cirurgias eletivas no estado. Então, a conta não fecha”, ressalta a supervisora do Serviço Social da UPAE, Nazaré Cunha.

São várias as situações em que uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, como cirurgias de grande porte, devido a algumas doenças crônicas e após acidentes graves, por exemplo. “A gente nunca sabe quando pode precisar. Então, o ideal é que a gente faça nossa parte”, alerta a profissional.

Na UPAE, a ação envolve um bate papo e a distribuição de folder com informações importantes. “É olhar mesmo no olho e falar sobre a importância desse ato de amor que salva vidas”, complementa. O sangue não tem um substituto industrial, ou seja, não pode ser comprado. Daí a importância do voluntário, que pode salvar até três pessoas com uma única doação.

O Hemope responde por mais de 80% de todo o sangue coletado no Estado e 90% da demanda do SUS. Recebe doadores de maneira espontânea e também com horário agendado através de uma ligação gratuita para o número 0800.081.1535. Nesse segundo caso, é possível evitar filas.

Para evitar aglomerações, o hemocentro está tomando todos os cuidados de distanciamento, com alterações nos espaços para garantir a segurança dos voluntários e o uso de máscaras por todos os funcionários, além da disponibilidade de álcool em gel.

A coleta de sangue na Regional Petrolina, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Para ser um doador, é preciso gozar de boa saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Além disso, é necessário portar um documento oficial com foto e o comprovante da vacina contra a Covid-19.

De acordo com a CLT, os trabalhadores sob seu regime podem tirar uma folga por ano para doar sangue, conforme previsto no artigo 473 da Lei Trabalhista.

Fechado para comentários

Veja também

Pela Série D, Petrolina visita o Sergipe, neste sábado (18)

Em confronto de times desesperados, pelo Grupo A4 da Série D, o Petrolina visita o Sergipe…