Pfizer pede à Anvisa autorização para uso emergencial de remédio contra a Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu do laboratório farmacêutico Pfzier um pedido de uso emergencial e temporário do remédio Paxlovid, para tratamento de Covid-19. Segundo a Anvisa, o prazo para análise é de 30 dais.

A agência informou que, de acordo com a Pfzier, os estudos demonstram que o medicamento reduz hospitalizações e mortes quando aplicado no início da infecção. A Anvisa vai agora analisar esses dados. O remédio é do tipo antiviral e de uso oral.

No começo, a Anvisa vai verificar se a Pfizer enviou todos os documentos necessários. Caso isso não tenha ocorrido, a agência poderá pedi-los. Em 19 de janeiro deste ano, a Anvisa já tinha feito um encontro com a Pfizer para tratar do remédio. Foi a “reunião de pré-submissão”, que ocorre antes do pedido formal de uso do medicamento.

Algumas agências estrangeiras já aprovaram o uso do remédio. A Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, por exemplo, autorizou o uso emergencial em dezembro do ano passado. Na semana passada, a agência chinesa divulgou que deu aprovação condicional ao Paxlovid, para tratar adultos com Covid-19 leve a moderada e alto risco de progredir para uma condição grave.

Fechado para comentários

Veja também

Simão Durando lança ação para levar médicos especialistas às comunidades rurais de Petrolina

Mais um avanço na saúde pública de Petrolina. Após lançar a ‘Farmácia da Família no …