Núcleo de Acessibilidade da Univasf lança cartilha com orientações para realização de atividades online acessíveis

Com a implementação do período letivo suplementar de forma remota na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a equipe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Instituição elaborou a cartilha “Eventos online inclusivos e accessíveis”, que reúne orientações sobre como realizar atividades acadêmicas virtuais dentro dos parâmetros de inclusão e acessibilidade. Baseado nas Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web da World Wide Web Consortium (W3C) e na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o documento está disponível em PDF e poder ser encontrado no site do Núcleo.

cartilha possui 8 páginas e pontua medidas que devem ser tomadas em relação a ações como a escolha dos ambientes virtuais para a realização de atividades online, divulgação dos eventos, desenvolvimento das apresentações e exibição de vídeos, além de oferecer orientações sobre acessibilidade em Libras e em audiodescrição. O documento destaca, ainda, que estas são ações importantes para que eventos online sejam acessíveis a qualquer pessoa, quer tenha ou não deficiência, e que toda atividade acadêmica deve possuir acessibilidade, não apenas aquelas que dialogam sobre a temática da inclusão, visto que pessoas com deficiência se interessam por toda e qualquer temática abordada dentro da universidade.

A coordenadora do Nai e da organização da cartilha Karla Daniele Luz explica que a importância da criação do documento está em divulgar amplamente as possibilidades da realização de eventos online inclusivos e acessíveis. “Além disso, esta ação possui importância por estimular a realização de atividades dentro dessa perspectiva, respeitando o devido direito de pessoas com deficiência”, afirma.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina vence o Sergipe no jogo deste sábado 

O Petrolina venceu a partida contra o Sergipe (1 a 0) neste sábado (18), no estádio Batist…