56% da população de Petrolina (PE) já foi imunizada contra a gripe

Mais de 34 mil pessoas já foram imunizadas contra a gripe em Petrolina, um total de 56% da população. A vacina previne contra três tipos de vírus, a Influenza B, H1N1 e H2N3 e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Na zona urbana, a vacinação ocorre nos dois turnos, já na zona rural as vacinas são aplicadas no período da manhã.

Os públicos-alvos da campanha de imunização são gestantes e puérperas (com até 45 dias pós-parto); crianças de seis meses a menores de seis anos; profissionais de saúde; idosos com 60 anos e mais; professores ativos; pessoas que possuem comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo, portuários e forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema prisional.

“É muito importante que a população se vacine, pois ela reduz as chances de hospitalizações e risco de morte devido à gripe. Já que a influenza está relacionada a uma série de complicações como pneumonia e doenças cardíacas, por exemplo. A única forma de se proteger é com a imunização, então convido as pessoas que fazem parte dos públicos-alvos a procurar uma unidade de saúde mais próximo da sua residência”, destaca a diretoria de Atenção Básica, Lorena Andrade.

Para receber a vacinação é necessário apresentar documento oficial com foto e cartão de vacina. No caso das crianças que não tenham RG, pode-se levar a certidão de nascimento. Já os profissionais de saúde, além de documento oficial, precisam levar um documento que comprove o vínculo com sua atuação, bem como os outros grupos que também devem apresentar comprovação do seu vínculo empregatício, já as pessoas que possuem comorbidades devem apresentar um laudo médico. Vale ressaltar que as pessoas que tomaram a vacina da COVID-19 devem aguardar, pelo menos, 14 dias de intervalo para receber a vacina da influenza, essa é uma recomendação do Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Vice-prefeito Simão Durando intensifica vistorias e reuniões com lideranças comunitárias em Petrolina (PE)

O vice-prefeito de Petrolina, Simão Durando, tem intensificado a agenda de vistorias de ob…