3ª Conferência Municipal de Juventude é realizada nesta terça-feira em Juazeiro

0

conferencia

A 3ª Conferência Municipal de Juventude é realizada em Juazeiro nesta terça-feira, dia 11, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) pela Secretaria de Cultura e Juventude do Município (SECJU) em parceria com o Conselho Municipal de Juventude. A Conferência pretende mobilizar uma grande parcela da juventude juazeirense, principalmente estudantes das escolas da sede e de localidades do interior, estudantes do ProJovem e do Cursinho Pré-vestibular da Prefeitura de Juazeiro.

De acordo com a gerência de Juventude da SECJU e com o Conselho Municipal, foram realizados 18 encontros, etapas preparatórias para a Conferência Municipal, nas diversas escolas da rede municipal e estadual, envolvendo cerca de mil estudantes, que participaram dando sugestões, apontando dificuldades, e se colocando como delegados para representação na etapa municipal da Conferência.

A etapa final das pré-conferências foi realizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Colégio Municipal Paulo VI, e em localidades do interior, na última semana, onde a equipe da SECJU e do Conselho Municipal abriram para os jovens estudantes a discussão dos assuntos pertinentes a Conferência Municipal. As discussões foram bastante acaloradas e envolveram diversos temas chamando para o tema central da 3ª Conferência de Juventude, “As várias formas de mudar o Brasil”, que estará sendo amplamente discutido com o poder público e com a sociedade.

Os jovens estão sendo chamados para discutir, pensar e elaborar em nível municipal as propostas que contemplem as suas necessidades, a exemplo da segurança pública e transporte. “A segurança, por exemplo, foi um ponto bem forte, discutido entre os estudantes do Modelo”, destaca o presidente do Conselho Municipal de Juventude, Orlando Freire, que acredita em um debate onde todos possam se manifestar livremente. “Existe uma parcela de jovens que pensa diferente, mas é preciso entender esses jovens à medida das suas desigualdades”, observou.

Para o secretário de Cultura e Juventude do Município, Donizete Menezes, que acompanhou no Colégio Municipal Paulo VI, uma das pré-conferências na fase final, os encontros foram importantes para mobilizar esses jovens para a Conferência em Juazeiro. “E muitas das demandas colocadas por eles foram discutidas nessas etapas, que estão sendo levadas para a ampla discussão com a sociedade e com o poder público”, pontua o secretário.

A pré-conferência realizada no Colégio Modelo contou com a participação do presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos, Anderson Mota, que destacou a importância da participação dos estudantes na Conferência. “É muito importante a participação de vocês como agentes de mudança”, ressaltou Mota, que aproveitou para questionar os estudantes sobre temas que poderão ser discutidos na Conferência em Juazeiro, como “Diversidade” e “Tolerância”.

No Colégio Modelo participaram mais de 100 estudantes, e foram escolhidos 15 delegados e mais 15 suplentes para representação na Conferência Municipal. “Em cada etapa realizada nas escolas foram escolhidos delegados, de acordo com o número de participação”, explicou o gerente de Juventude da SECJU, Stallone Lima, que avaliou como positiva a realização das pré-conferências.

PROGRAMAÇÃO

11 de agosto de 2015

Local: Complexo Multieventos da Univasf

08h às 9h – Credenciamento;

9h – Abertura;

10h20min – Palestra “As várias formas de mudar o Brasil”

11h – Grupos de Trabalho:

GRUPO 01 – Direito ao Desenvolvimento Integral: Educação, Saúde, Trabalho, Cultura e Comunicação

Local: Auditório 01

GRUPO 02 – Direito ao Território: cidade, campo, transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais

Local: Auditório 02

GRUPO 03 – Direito à experimentação e qualidade de vida: esporte, lazer e tempo livre

Local: Auditório 03

GRUPO 04 – Direito à diversidade e à vida segura: segurança, valorização e respeito à diversidade e direitos humanos

Local: Auditório 04

GRUPO 05 – Direito à participação: Políticas Públicas, financiamento, fundo de juventude

Local: Auditório 05

12h30min – Almoço;

13h30min – Grupos de Trabalho;

16h – Plenária Final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Juazeiro (BA): Homem é preso com dinheiro falso dentro do Mercado do Produtor

Um homem foi detido na tarde de ontem (21), após denúncias de que ele estaria comercializa…