2ª Edição do Multirão de combate ao glaucoma atende pacientes em Petrolina

Uma articulação entre o Hospital Universitário (HU), Colegiado de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco e a Secretaria de Saúde de Petrolina (PE), realizou na manhã deste sábado (18), na Policlínica da Univasf a 2ª Edição do ‘Mutirão do Glaucoma’.

A ação gratuita, tornou acessível para a comunidade uma avaliação sobre a doença ocular, conforme explica o gerente de ensino e pesquisa do HU, professor Ricardo Lima.” O município nos encaminhou uma lista com 120 pacientes ou usuários do SUS que já tinham alguma suspeita de glaucoma, ou indicação para exames que nós iriamos realizar aqui. Aqui eles fazem um exame de acuidade visual, depois todo o preenchimento de uma ficha, depois eles entram numa sala para fazer ou não, dependendo da necessidade, a dilatação para fazer exame de fundo de olho e análise. Esses testes são fundamentais para definição ou não de glaucoma e dos tipos de glaucoma” destacou.

De acordo com o professor, no final dos exames, os pacientes passaram por um balcão para ter a prescrição realizada, alguma dispensação de medicação e orientação quanto ao uso das medicações de rotina, além de serem encaminhados, para o tratamento posterior da identificação da doença, seja o tratamento medicamentoso, correção ou procedimento cirúrgico.

Nesta segunda edição do evento, o professor destacou os resultados e a participação da universidade para desenvolver este papel com a população. “Com o apoio de colaboradores nossos, oftmologista, técnico de ótica, administrativo, professores do colegiado e os estudantes que são fundamentais para essa interação com a comunidade. Este é um papel da universidade, fazer extensão universitária ampliando o conhecimento para além dos muros” concluiu.

Fechado para comentários

Veja também

Por unanimidade: Petros receberá Título de Cidadão Petrolinense e Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan

A Câmara Municipal de Petrolina (PE), aprovou por unanimidade os Projetos de autoria do pr…