Os interessados deverão comparecer até as 17h, de hoje, no Centro de Saúde 3, Bairro Angari, munidos de xerox e cópias dos seguintes documentos: cartão SUS , comprovante de residência, CPF e Identidade. O mutirão iniciou nesta quarta-feira (18) e já atendeu cerca de 300 pessoas.
A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e a Policlínica Moisés Andrade, e tem o objetivo de diagnosticar a doença em pessoas com mais de 40 anos de idade. O glaucoma é a segunda maior causadora de cegueira no país, perdendo apenas para a catarata e os principais seus principais fatores de riscos são: pressão intraocular elevada; diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo; idade acima dos 40 anos; histórico familiar de glaucoma.
A Secretária Municipal de Saúde, Tatiane Malta, acompanhou o mutirão de Glaucoma e destacou que o evento visa a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. “É fundamental que pessoas acima dos 40 anos façam o rastreamento do glaucoma. O glaucoma pode levar à cegueira, mas pode ser controlado se em estágio inicial. Por isso, é importante essa ação que estamos desenvolvendo”, disse a titular da pasta.