Petrolina já está no clima olímpico. Os atletas selecionados pela Prefeitura de Petrolina para a condução da tocha olímpica no dia 26 de maio participaram da cerimônia de abertura da 46ª edição das Olimpíadas Estudantis. Na solenidade, eles já viveram uma prévia do revezamento da tocha e carregaram o fogo olímpico dos jogos estudantis na quadra do Ginásio Municipal Osvaldo de Carvalho.
A abertura dos jogos municipais aconteceu na última segunda (09) e contou com a presença do secretário executivo de Esportes, Britto Junior, e da secretária de Educação de Petrolina, Gilmara Lacerda, que representou o prefeito Júlio Lossio na solenidade.
Com a proximidade da chegada do fogo olímpico à cidade e a realização das Olimpíadas Estudantis, Petrolina vive um momento especial no cenário esportivo. De acordo com o secretário de Esportes, Brito Junior, é preciso incentivar práticas esportivas com foco na qualidade de vida. Ele comenta que os jogos escolares também são importantes no processo de aprendizagem dos alunos. “O objetivo das Olimpíadas é integrar as escolas de Petrolina, oportunizando a todos, práticas saudáveis, físicas e educativas”, pontuou.
Um dos condutores da tocha, Ivan Raimundo, é ex-atleta olímpico; ele participou dos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992) e Atlanta (1996) e hoje atua como técnico esportivo. Ivan comenta sobre a importância de valorizar o esporte na cidade. “Acredito que Petrolina tem um grande celeiro de esportistas que podem chegar onde eu cheguei”, comenta.
JOGOS ESTUDANTIS
Cerca de 1.100 alunos de 39 instituições públicas e particulares de ensino participam da 46ª edição das Olimpíadas Estudantis de Petrolina. Os jogos, que acontecem entre os dias 09 e 25 de maio, são resultado de uma parceria entre as Secretaria de Educação e de Esportes da Prefeitura Municipal de Petrolina. Nesta primeira fase, alunos de 12 a 14 anos participam dos jogos em cinco modalidades: futsal, handebol, vôlei, basquete e futebol society. As competições acontecem no Ginásio Municipal Osvaldo de Carvalho e no Parque Josepha Coelho.