Como o blog publicou, nesta sexta-feira (29), o juiz Josilton Antonio Silva Reis, titular da Vara da Fazenda em Petrolina, deu sentença favorável à Prefeitura em processos de reintegração de posse na área do Centro de Abastecimento de Petrolina – CEAPE. Até o momento, 11 sentenças foram expedidas e 8 delas já foram executadas.
Outras ações, movidas pela gestão municipal, ainda tramitam na justiça. Nelas o governo de Petrolina solicita a retirada dos comerciantes, que ainda resistem em permanecer na área já desativada pelo município, e onde vai funcionar o novo Centro Administrativo de Petrolina.
No início de Janeiro, em declaração ao blog, o prefeito Julio Lossio (PMDB), foi logo direto ao afirmar que a celeuma de 5 anos envolvendo o Ceape da cidade está perto de ter um fim.
Lossio reforçou que o Centro de abastecimento será fechado em breve e que as obras do local, onde deverá funcionar diversos setores da prefeitura terão início ainda esse ano.
“A questão do Ceape já está resolvida, aquilo vai sair de lá, só estamos esperando uma decisão judicial para esvaziar de vez com aquilo para darmos início às obras do Centro Administrativo”, afirmou Lossio.
Segundo o prefeito, o impasse envolvendo comerciantes e a gestão municipal já deveria ter tido um fim. “Nós já negociamos, a maioria aceitou e eu garanto que tiro todo mundo que insiste em ficar naquele lugar. Nós temos dinheiro para investir naquele espaço”, disse.
“Cachaça, droga, jogo, prostituição, latrocínio, tudo isso tem naquele espaço. O Ceape servia para essas características, e não pra comerciante investir na sua agricultura ou algo semelhante”, finalizou o prefeito.
Os comerciantes querem a construção de um novo Ceape, mas a prefeitura deixou claro que a possibilidade é inviável e a gestão pretende garantir a doação de terrenos para que os comerciantes sejam proprietários dessas áreas e com recursos próprios, eles possam construir seus estabelecimentos e isso é algo que eles não aceitam.