O deputado federal Gonzaga Patriota registrou, nesta terça-feira (5), durante discurso, a entrega simbólica, feita pelo governador Paulo Câmara, da Casa Abrigo Modelo Jeruza Mendes, que vai acolher mulheres em situação de violência doméstica de todo o Estado de Pernambuco. O novo equipamento apresenta o padrão que será adotado pela administração estadual na implementação das futuras unidades com esse perfil.
“Mais uma vez registrando ações do governador de Pernambuco, Paulo Câmara. A situação doméstica de Pernambuco ganha sua primeira casa abrigo que vai acolher mulheres em situação de violência doméstica do Estado”, disse
Paulo aproveitou a oportunidade para firmar o compromisso de viabilizar a institucionalização da Secretaria da Mulher, com a realização de um concurso público para o quadro efetivo. “Eu tenho compromisso de, junto com a secretária Sílvia, buscarmos meios para que, ainda esse ano, possamos realizar esse concurso”, assinalou Paulo, completando: “Já autorizamos a abertura de uma comissão para que se estude uma estrutura mínima de funcionamento da secretaria que pense o futuro. Vai ser uma estrutura pequena, mas funcional, que dê as condições necessárias para que a secretaria possa ter vida própria a partir dos próximos anos”.
Além da entrega da Casa Abrigo Modelo Jeruza Mendes, seis veículos foram repassados aos Centros de Atendimento Especializado para a Mulher dos municípios de Igarassu, Camaragibe, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Vertente do Lério e Serra Talhada. Outras quatro unidades que abrigam pernambucanas em situação de violência doméstica já estão em funcionamento no Estado. “A estrutura da nova casa oferece as condições necessárias para garantir atendimento a 20 mulheres, acompanhadas de seus filhos menores de idade”, registrou a Sílvia Cordeiro. O espaço possui refeitório, sala de formação, salas de atendimento individualizado em Direito, Psicologia e Assistência Social, brinquedoteca, playground e alojamento com banheiros individualizados.