A questão da segurança nas ruas e estradas é um trinômio de difícil integração. Carros, via e condutor precisam contribuir para que o ambiente seja o mais seguro possível para todos, incluindo as partes ainda mais frágeis nesta equação, os pedestres.
“A via precisa estar sinalizada, fiscalizada e em condições adequadas. O homem precisa no mínimo de habilitação, tem de estar consciente do seu papel, utilizar equipamentos de segurança e respeitar as leis de trânsito”, afirma o diretor presidente da EPTTC-Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo Paulo Valgueiro, reforçando as recentes pinturas de sinalização.
Entre as novidades as Motofaixas (faixa exclusivas) para motociclistas na Avenida Guararapes. “Experiências têm comprovado que intervenções no sistema viário são capazes de melhorar a fluidez do tráfego e reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito”, revela Paulo.
De acordo com a com Paulo Valgueito, o objetivo dos técnicos da EPTTC, com a criação de faixas exclusivas para motocicletas na Avenida Guararapes é contribuir para a diminuição de acidentes e rapidez do trânsito.
O coordenador de Educação e Fiscalização da EPTTC, Jilmar Barros aponta que as motofaixas e os corredores exclusivos são uma das ferramentas para a redução dos acidentes. “É bastante importante separar as motocicletas dos carros. Petrolina torna-se umas das primeiras cidades de grande porte do interior do Nordeste a criar motofaixas”, diz Jilmar.