Palestra sobre doação de sangue é realizada no Mercado do Produtor de Juazeiro

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Iniciando à programação de atividades educativas referentes à Campanha ‘Juazeiro sangue bom, na luta pela vida’, foi realizada na manhã desta quarta-feira (8) no Mercado do Produtor de Juazeiro, uma palestra sobre a importância e necessidade de doar sangue, ministrada pela assistente social do Hemoba, Cislene Bandeira.

Com o objetivo de disseminar informações, estimular e sensibilizar as pessoas para a construção de uma consciência cidadã e solidária, a palestra abordou temas como a importância da doação voluntária e regular de sangue; mitos crenças e tabus que povoam o imaginário popular; os critérios básicos para doação, esclarecendo quem está apto ou não para fazer o ato solidário; cadastramento para doação de medula óssea e como participar da campanha.

“A palestra de hoje inicia as atividades educativas voltadas para a sensibilização e mobilização da campanha que acontece de 17 a 31 de julho. O brasileiro gosta muito de ajudar, mas infelizmente não tem o hábito de doar sangue, daí a importância de sempre realizar campanhas e informar a necessidade de doar, salvar vidas e exercer a cidadania. O Mercado do Produtor é parceiro e escolhemos esse espaço por ter um fluxo grande de pessoas”, informou a palestrante Cislene Bandeira.

De acordo com organizadores da campanha, a meta para o mês de julho é receber cerca de 300 doações. “Nós temos um desafio diário para conseguir doadores, mas eu percebo que as pessoas estão mais interessadas e dispostas a doar. Com certeza precisamos aumentar o número de doares principalmente em períodos de festas, como no carnaval, São João e final de ano, momentos em que a demanda aumenta consideravelmente. Precisamos que 3% da população do município doe sangue regularmente, infelizmente o nosso índice fica em torno de 1%”, observou Cislene.

O lançamento da campanha será realizado no dia 17 de julho, na unidade do Hemoba em Juazeiro, e contará com a presença da nadadora juazeirense Suelen Aline. “Durante os 14 dias iremos realizar panfletagem em pontos estratégicos da cidade e palestras educativas”.