Representantes de Juazeiro e dos demais municípios que compõem o Território Sertão do São Francisco participam até esta quarta-feira (08), da Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional, no Centro de Cultura João Gilberto.
“Vamos levar as demandas e propostas discutidas aqui, para o campo da segurança alimentar de Juazeiro e toda a região, tanto na Conferência Estadual, como na Nacional, e com isso buscar políticas públicas eficazes”, garantiu a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA, Ioná Pereira.
O assessor interinstitucional, Rousevelt Duarte, representando o prefeito Isaac Carvalho, deu as boas vindas aos municípios presentes e destacou a importância da região na questão alimentar do país. “Somos produtores de uma variedade de alimentos e precisamos discutir e levar propostas para melhorar a qualidade destes produtos. Um dos agravantes na nossa região é a contaminação dos alimentos por agrotóxicos, tanto na comida, no ar e na água, e agora também temos que dar uma atenção especial a situação do Rio São Francisco, que está necessitando de ações imediatas”, evidenciou o assessor.
Com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-Ba), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) tem como meta ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, o direito humano à alimentação adequada e saudável da população baiana, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Durante os dois dias, será feito um balanço sobre as ações do Governo do Estado voltadas para a segurança alimentar e nutricional realizadas entre 2011 e 2015, aprovação da carta política, eleição dos delegados territoriais e discussão sobre a ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
As conferências territoriais fazem parte do processo preparatório para a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (5ª Cesan), que acontecerá de 26 a 28 de agosto, em Salvador.
Estavam presentes no evento os representante do Consea Bahia, Carlos Eduardo e da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, Ademilson da Rocha (Tiziu), a secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro, Lindsai Amaral, o vice presidente da Câmara, o vereador Tiano Félix, a presidente da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional – CAISAN e assessora, Célia Regina Carvalho, representantes da sociedade civil e do poder público dos municípios de Uauá, Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho.