A Prefeitura de Petrolina vai iniciar nas próximas semanas obras de recapeamento e pavimentação de ruas e avenidas.
Na proposta será iniciada já neste sábado (4), na Avenida Guararapes, a primeira faixa de tráfego exclusivo para ônibus e vans implantada na cidade, com o objetivo de garantir prioridade ao transporte coletivo e redução no tempo de viagem aos usuários.
“Estamos trabalhando prioritariamente no anel central da cidade, que concentra grande parte das linhas do transporte coletivo. A faixa exclusiva é uma garantia para o usuário de que ele terá um tempo menor de percurso, principalmente em comparação ao carro”, disse o prefeito Julio Lossio.
As faixas terão a função de recuperar a média de velocidade dos deslocamentos dos ônibus na cidade. A estimativa é que haja uma diminuição de 20% no tempo dos deslocamentos do transporte coletivo que passam pelas faixas exclusivas. O prefeito diz que a cidade deve priorizar o transporte coletivo. “Nós temos que ganhar o usuário de transporte, não só na tarifa, mas na qualidade e principalmente no tempo”, afirma.
A velocidade máxima permitida na via será de 60 km/h. Com a faixa exclusiva, os ônibus deverão ter velocidade contínua, fazendo com que as viagens sejam feitas em menor tempo.
Os agentes de trânsito da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo-EPTTC orientarão os motoristas para não utilizarem a faixa e a partir de então, quem circular pela faixa fora das regras previstas, pode ser multado.
Outra novidade é que a faixa exclusiva para transporte coletivo será também utilizada como ciclovia em horários determinados compreendendo o período de segunda-feira a sábado, das 20hs às 6hs da manhã. Domingos e feriados a faixa exclusiva para o transporte coletivo será para os ciclistas.
“Vale salientar que além da mobilidade a cada dia esse esporte vem se difundindo em todo o mundo e devido ao grande número de pessoas que atualmente praticam ciclismo resolvemos liberar com segurança a avenida Guararapes”, finalizou Paulo Lopes da engenheira de trânsito da EPTTC.
Pelo que está exposto, na verdade não é uma ciclovia e sim uma faixa exclusiva de ônibus. Com esta visão a Prefeitura Municipal acredita que bicicleta só deve ser usada para passeio (a noite e nos finais de semana). Será que não existe nesta cidade a necessidade de pessoas de utilizarem bicicletas, como meio de deslocamento durante o dia? Será que é essa a visão da empresa contratada recentemente pela Prefeitura para discutir a questão da mobilidade humana na cidade? Fico imaginando que quem está propondo esta ação e chamando de ciclovia, utiliza apenas carro como forma de deslocamento.
Prezado Cláudio,
Além da visão estreita, que considera a bicicleta apenas um veículo de passeio e lazer, os gestores imaginam está na vanguarda com decisões como esta. Foi o tempo em que esta cidade tinha projetos com visão de futuro. Vejam quando foi projetada e executadas o Viaduto do Barranqueiro, a Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, Av. da Integração, Av 7 de Setembro. Não precisamos retornar antigas figuras nem ficar com saudosismos, mas cobrar projetos melhores para nossa cidade.
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