O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) realizou entre os meses de abril e maio o primeiro ciclo da Pesquisa de Satisfação dos Usuários, sob a coordenação da Ouvidoria do Hospital.
Durante a pesquisa, oito itens são avaliados, entre eles: conforto no local da recepção e das instalações na área de atendimento médico; higiene, limpeza e organização do hospital; tempo de espera pelo atendimento/internação e atendimento da recepção e da equipe de saúde. Os itens levantados são responsáveis pela composição de três índices de satisfação: infraestrutura, atendimento e avaliação geral.
Nesse primeiro ciclo, 545 entrevistas foram realizadas. O índice de satisfação de infraestrutura foi de 58,65%; a satisfação com o atendimento do Hospital atingiu 69,36% e a avaliação do atendimento em geral apresentou 75,41%. Ao serem questionados se indicariam a Instituição para algum familiar, 78,9% dos entrevistados afirmaram que sim.
A pesquisa identificou ainda que o principal ponto a aprimorar é o tempo de espera pelo atendimento ou pela internação – 60,74% dos entrevistados demonstraram insatisfação quanto ao item avaliado. Para a ouvidora do HU, Maria Emília Teles, os dados ajudam a identificar os pontos críticos e que precisam de ações mais efetivas. “O processo de avaliação será contínuo e partir dos resultados, elaboraremos um plano de ação de melhorias”, afirma a ouvidora.
Para o superintende do HU-Univasf, Ricardo Pernambuco, o resultado do levantamento é extremamente importante para todos que fazemos o HU. “Apesar de vários pontos necessitarem de correções imediatas, se levarmos em consideração que assumimos o gerenciamento do HU apenas em fevereiro, os números apresentados são bastante otimistas e apontam que estamos na direção certa”, avalia o superintende.
A pesquisa de satisfação do HU segue as diretrizes do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), que visa à promoção da gestão de excelência na administração pública, e cumpre o Decreto 6.932/2009, que assegura a participação do cidadão na avaliação dos serviços prestados pelos órgãos públicos federais.
A avaliação deve acontecer em pelo menos três ciclos durante o ano e tem como público-alvo os pacientes internos ou em atendimento ambulatorial, além dos acompanhantes. O segundo ciclo da pesquisa está programado para acontecer no período de 13 de julho a 21 de agosto.