Uma nova batalha será assumida pelo deputado estadual Odacy Amorim, líder do PT na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e presidente da Frente Parlamentar em defesa do rio São Francisco e demais rios do estado, após o anúncio do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, de recursos para a construção dos sistemas flutuantes na vazão do rio São Francisco que abastece o perímetro Senador Nilo Coelho, o maior administrado pela Codevasf na região do submédio São Francisco. A área irrigada corria riscos de colapso com a diminuição da vazão, em Sobradinho-BA, consequência da extensa estiagem na região.
”Peço que diminua o máximo o peso em cima dos produtores rurais com os custos dessa obra, já que a classe produtora de Petrolina já contribui demais com o Brasil”, afirmou Odacy, durante o discurso na última sexta-feira, 26, no ato em que o ministro Gilberto Occhi, anunciou em Petrolina, a liberação de R$ 34 milhões para obras hídricas destinadas a 12 perímetros de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Bahia. Desse montante, mais de R$ 25 milhões ficará para atender aos produtores do Perímetro Nilo Coelho.
Odacy lembrou que essa batalha dos flutuantes é urgente. O deputado que no ato ocorrido no Sesta Senat, representou o senador Humberto Costa (PT), afirmou que acompanha de perto odo o processo que culminou com a vinda de Occhi à Petrolina, destacando a liberação dos recursos do governo federal para evitar maiores prejuízos devido à crise hídrica no reservatório de Sobradinho/BA, de onde vem a água para irrigar os mais de 20 hectares do Nilo Coelho.
“A gente pede aqui para Petrolina, é que de fato, o ministro Gilberto que é uma pessoa que já veio como ministro das Cidades e que volta como Ministro da Integração, possa correr com essa questão dos flutuantes. O compromisso assumido é esse e vamos trabalhar para que a obra vem ser executada o quantos antes”, finalizou Odacy Amorim.