O deputado estadual Odacy Amorim, líder do PT na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), cobrou do secretário de Saúde do estado, José Iran Costa, o cumprimento dos repasses conveniados com o governo para o funcionamento de unidades de saúde no sertão como o Hospital Dom Malan em Petrolina.
“Eu lembro que quando nós levamos o Imip para Petrolina, ficou acertado com o estado na época, um apoio no valor de R$ 300 mil, mas isso não vem acontecendo. Ninguém pode fugir as suas responsabilidades senhor secretário. Era para o estado formar uma parceria com o Hospital Dom Malan, mas isso não aconteceu”, disse Odacy que preside a Comissão de Saúde do poder legislativo estadual.
A fala de Odacy ocorreu durante a apresentação do relatório de gestão fiscal da secretaria de Saúde nos quatro primeiros meses de 2015, ocorrida nesta terça-feira, 16. O secretário Iran Costa conduziu a apresentação do balanço que tratou entre outros pontos, do montante e a fonte de recursos aplicados; auditorias concluídas ou iniciadas; oferta e produção de serviços prestados, segundo os indicadores de saúde.
Segundo Iran Costa, a crise econômica é o principal argumento do governo para que a redução dos investimentos na saúde do estado. Como presidente do Colegiado, Odacy externou preocupação com os dados e com as declarações do secretário
“Recebemos informações de que não serão abertas novas unidades de saúde enquanto não houver melhoria da receita. Uma notícia que deixa a população ainda mais apreensiva, especialmente quem é do interior”, acrescentou o parlamentar.
A reunião contou com as presenças dos também deputados Silvio Costa Filho (PTB), líder da oposição na Alepe; Lucas Ramos (PSB), Socorro Pimentel (PSD), Simone Santana (PSB), Waldemar Borges (PSB) e Dr. Valdi (PP).