As escolas municipais de Petrolina têm recebido, todos os meses, mel de abelha para complementar e diversificar o cardápio de seus estudantes. A iniciativa tomada pela Secretaria Municipal de Educação é incentivada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE –, órgão que norteia o planejamento para a alimentação escolar. O alimento é rico em vitaminas e minerais.
Segundo o superintendente de alimentação escolar, Ricardo Santos, a Secretaria prevê para este ano, a distribuição do mel entre 3,5 a 4,5 toneladas, atendendo a todos os alunos da Rede de Ensino Municipal. Já a nutricionista responsável técnica da pasta, Célia de Oliveira, considerou que os benefícios do alimento não se limitam aos nutrientes.
“O mel é um alimento de fácil digestão, que nos dar bastante energia e, também, é um alimento funcional, o que significa dizer que, além da função de alimento no nosso organismo, ele tem uma função de prevenir e/ou reduzir alguns tipos de doenças”, pontuou Oliveira.
O secretário de Educação, Cel. Heitor Leite, lembrou que a bebida entregue nas escolas é fornecida pela Associação dos Criadores de Abelha do Município de Petrolina – Ascampe – com dois objetivos: “O prefeito Julio Lossio pretende não só estimular a aceitação do mel entre os estudantes, que já é grande, como também valorizar a agricultura familiar e a produção local deste”, concluiu.