A primeira etapa do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina, através da EPTTC-Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo, foi apresentado nesta terça (16), no Sest/Senat.
“A meta é a prefeitura de Petrolina se basear em princípios fundamentais como acessibilidade, segurança, eficiência, qualidade de vida, dinamismo econômico, ação integrada, inclusão social, meio ambiente e democracia”, disse o diretor presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, durante a apresentação do trabalho desenvolvido pela empresa Logitrans.
O Plano servirá como orientação para os investimentos em mobilidade urbana feitos na cidade por mais de 25 anos, a partir de 2016.
Participaram da reunião o diretor presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, diretor de operações da Logitrans Antonio Carlos, gerente da Logitrans Alexis Breckenfend, vereadores Adalberto Bruno, Maria Elena e Cristina Costa, presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina, Paulo Cesar, Secretário das Cidades Marcelo Cavalcanti e Presidente da CUBAPE, Pedro Caldas.
O Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina, segundo Antonio Carlos vai seguir etapas até chegar ao ponto de ser realizado uma audiência pública: nela a sociedade civil vai discutir a evolução da população e de veículos; os problemas do trânsito; discussão dos resultados de pesquisa sobre o transporte público; propostas de engenharia para a malha viária da cidade; e estratégias do governo municipal para investimentos nas propostas de mobilidade urbana.
O prefeito Julio Lossio avalia que o Plano de Mobilidade Urbana é uma oportunidade que está sendo feito para garantir as mudanças para a melhoria do trânsito e o transporte público que serão efetuadas nos próximos anos não mais de forma aleatória como foram feitas até hoje, mas baseadas em estudos técnicos e projetos concretos.
“Petrolina está elaborando projetos para o planejamento de Mobilidade Urbana direcionados para a organização da cidade”, finalizou Julio Lossio.