A gestão municipal de Petrolina estuda instituir na cidade uma unidade financeira, que terá a finalidade de realizar operações de compra e venda de lixo. Segundo o prefeito, Julio Lossio, o Banco Verde é uma iniciativa que visa o estímulo ao processo de coleta seletiva e reciclagem no município. A implantação do equipamento foi discutida durante reunião, realizada nesta quarta-feira (3), quando o chefe do executivo apresentou o projeto para a diretora-presidente da AMMA, Denise Lima. Também participaram do encontro representantes da Ecovale e da Cooperativa de Catadores.
Segundo o prefeito, o Banco Verde é uma alternativa para o descarte correto de lixo e a transação financeira é um incentivo para que haja uma maior mobilização em volta deste propósito. “O Banco não nasce para gerar lucro, mas para ser mais uma de nossas ações para preservação ambiental. Nosso maior objetivo é fazer uma Petrolina cada vez mais limpa”, argumentou Julio Lossio.
A Prefeitura de Petrolina já desenvolve um trabalho com o objetivo de destinar o lixo para locais adequados. O Programa de Coleta Seletiva orienta os moradores e comerciantes a separar o lixo seco (reciclável) do lixo úmido. A ação acontece em parceria com a ECOVALE, CTR ( Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos) e as cooperativas COOMARCA (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis do Raso da Catarina) e RENASCER( Cooperativa de catadores de Petrolina).
Pergunto ao Senhor Prefeito: onde é que entra o catador nesse Projeto?
Comments are closed.