O Ministério da Saúde liberou R$ 24,6 milhões do Fundo Nacional de Saúde para custeio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Os recursos serão recebidos por estados e municípios em parcela única.
Os valores são uma complementação dos recursos financeiros estabelecidos em portarias já publicadas sem observar a data do efetivo funcionamento do Samu 192.
Serão beneficiados municípios dos estados de Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Paraná, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Amazonas, da Paraíba e Bahia.
O SAMU de Petrolina, que apresenta situação precária nos serviços, com atraso de pagamento dos funcionários e falta de alguns componentes materiais para o trabalho dos profissionais, está inserido no orçamento e segundo informações do site do fundo nacional de saúde, o município receberá R$ 490.061,21 reais Para reforma da central do Samu, aquisição de materiais e mobiliários e equipamentos de tecnologia.
A portaria com a lista de municípios foi publicada no Diário Oficial de União. Confira aqui.