MPT realiza capacitação com educadores no Sertão de Pernambuco

0
0

ministerioA partir desta segunda (1) até a quarta-feira (3), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco promove uma série de capacitações voltada aos educadores do Sertão do Estado. Organizada em três polos (Petrolina, Ouricuri e Salgueiro), os eventos iniciaram hoje, às 9h30. A ação envolve 34 municípios e tem como objetivo apresentar a cerca de 500 profissionais a metodologia do programa MPT na Escola, cuja ideia é incluir o segmento da educação no combate ao trabalho infantil.

Por município convocado a participar, o MPT determinou o máximo de cinco escolas, sendo cada uma delas representada por três pessoas. Esse grupo treinado deverá se tornar multiplicador nas próprias escolas em que trabalham, bem como em demais da cidade, a depender do interesse municipal em ampliar a capacitação dos professores e gestores das unidades.

O treinamento do pessoal será realizado pelos procuradores do Trabalho Leonardo Osório Mendonça, titular local da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), e Ulisses Dias de Carvalho, vice-coordenador da pasta.

Programa

O MPT na Escola consiste em um conjunto de ações voltado à promoção de debates, nas escolas de Ensino Fundamental, de temas relativos ao direito da criança e do adolescente. Objetiva, principalmente, à redução do trabalho infantil e à proteção ao jovem trabalhador, sendo o ambiente escolar um aliado tanto na prevenção quanto na erradicação de casos da prática.

Calendário

1/6 – 9h – GRE de Petrolina – Avenida Monsenhor Angelo Sampaio, s/n, Vila Eduardo, Petrolina
Municípios envolvidos: Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Cabrobó, Orocó, Dormentes e Afrânio

2/6 – 9h – IX GERES em Ouricuri – Rua Hidelbrando Coelho, s/n, Centro, Ouricuri
Municípios envolvidos: Ouricuri, Araripina, Ipubi, Trindade, Santa Cruz, Exú, Bodocó, Granito e Santa Filomena.

3/6 – 9h – IF Sertão em Salgueiro – BR-232, KM 509, Zona Rural de Salgueiro
Municípios envolvidos: Salgueiro, Moreilândia, Verdejante, São José do Belmonte, Carnaubiera da Penha, Parnamirim, Cedro, Mirandiba, Serrita, Terra Nova, Floresta, Petrolândia, Tacaratu, Jatobá, Belém do São Francisco, Inajá, Itacuruba e Manari.